domingo, 24 de junho de 2012

Na Natureza Selvagem

Alguns filmes caem nas nossas vidas no momento certo. “Tudo Acontece em Elizabethtown” e “Alta Fidelidade” são exemplos marcantes. Eis que esse ano chegou “Na NaturezaSelvagem” (lançado em 2007).


Conheci primeiro a trilha sonora Into The Wild de autoria de EddieVedder (vocalista do Pearl Jam). Um disco excelente e uma grata novidade em meio a tanta coisa chata e previsível que chega ao mercado. Em seguida, tive vontade de ver o filme e o adquiri. Mas ele ficou lacrado aqui até a última noite de sábado, quando instintivamente o peguei pra assistir durante a madrugada.

Quem nunca pensou em abandonar tudo e sair por aí apenas com uma mochila? Pensei assim várias vezes. Lembro-me de um momento que procurei me inscrever no Greenpeace só pra viajar o mundo em contato com a natureza. Fiz até algumas viagens com esse "espirito", mas sempre com um certo conforto e segurança. Hoje vivo em meio às coisas materiais e artificiais. O que houve com aquele eu? Não sei. Ou sei...

O filme é baseado no livro homônimo de Jon Krakaeur e narra a história de Chris McCandless que aos 21 anos deixa sua carreira na faculdade, vida em classe média e a família para entrar em contato com a natureza em viagens em direção ao oeste e, em seguida, ao Alasca. Durante o filme ele entra e sai da vida de algumas pessoas enquanto amadurece suas ideias e nos provoca a pensar o que fazemos das nossas próprias vidas “confortáveis”. Chris queima dinheiro, rasga todos os documentos, abandona seu carro e troca de nome, coisas de louco. Mas na narrativa do diretor Sean Penn, nos faz pensar se os loucos não somos nós que ainda não fizemos isso.

O mais impressionante é que tudo aconteceu. O filme é fiel à história de Chris e seus 150 minutos parecem pouco quando chegamos ao final - certamente um dos mais fortes e comoventes que assisti até hoje.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Paul McCartney, 70 anos!


E hoje Paul McCartney completa 70 anos! Dizendo assim, pode até soar normal, mas vejamos...

Aos 15 anos ele conhecia John Lennon...

Aos 16 já era membro do embrião dos Beatles com George Harrison...

Aos 20 era o vocalista principal do primeiro single da banda, Love Me Do

Aos 23 anos compões Yesterday, a música mais regravada da História!

Aos 24 escrevia letras como as de Eleanor Rigby e For No One

Aos 25 liderou o álbum mais revolucionário da história da música, o Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band

Aos 26 era o líder da maior banda de todos os tempos!

Aos 27 teve a coragem de finalizar essa mesma banda!

Se aos 27 anos ele já tinha feito essas coisas, o que ele fez com os restantes 43 anos de vida?

É impossível falar da vida de obra de Paul McCartney em um post, sequer num blog inteiro. Aliás, várias biografias foram escritas sobre ele... Mas isso ainda é pouco.

Hoje, Sir Paul McCartney completa 70 anos de vida.

São os 70 anos do artista mais importante de todos os tempos na música!

domingo, 3 de junho de 2012

O ex-amigo


Sempre que conheço alguém, imagino que ali pode estar nascendo uma amizade. Claro que na maioria das vezes isso não acontece. Mas nos meus quase 34 anos de vida, fiz muito mais amizades do que o contrário. Acho que poucas pessoas devem me detestar (isso excluindo os alunos com suas relações passionais, claro)
E, que eu saiba, só reconheço dois ex-amigos.
Um deles foi uma pessoas extremamente importante na minha vida. A primeira vez que estive em sua casa foi em seu aniversário. Cheguei lá pelas mãos de uma das pessoas que mais gosto e admiro, o meu amigo Júnior.
Esse ex-amigo me recebeu de braços abertos. Estava feliz, sentado em sua sala e lembro das suas palavras “Sidclay, você veio, que alegria” (ele me conhecia de uma rápida apresentação num bar). Depois daquele dia, eu estive em sua casa inúmeras vezes. As noites de bebedeiras e papos transcendentais eram semanais. E sempre levava meus outros amigos, minha família e minha então namorada para lá. 
Ele, um cara extremamente inteligente, conhecedor de música como poucos e com um papo agradabilíssimo. Eu, um aluno de mestrado, ansioso, tenso, confuso e ávido por aprender sobre tudo.
Não consigo mensurar quantas vezes “amanhacemos o dia” em sua sala conversando sobre música, cinema, vida e tantos outros assuntos. Aprendi muito! Achei que ele estaria na minha vida para sempre.
Mas um dia, ele me acusou de estar no MSN e não falar com ele. Algo que não aconteceu. Depois dessa acusação infundada, tentei desfazer o mal-entendido, mas não funcionou. Sabe-se lá que acontece na cabeça dos outros. Ele foi tão grosseiro que até hoje (e eu guardei a conversa) acho que foi ficção.
Anos se passaram, a amizade realmente acabou e outros amigos passaram por situações semelhantes. E eu, que em vários momentos pensei “o que eu fiz de errado?” passei a pensar “o problema não foi comigo, foi com ele”.
Confesso que todas as vezes que “viro à noite” ouvindo música e bebendo whisky, lembro das nossas conversas e, realmente, sinto falta. Há pessoas que passam, mas ficam as lembranças.
Lamento por ter um “ex-amigo”, mas na vida às vezes a gente perde. Espero que esteja bem e desejo o melhor para ele. 
Obs: Na foto, estou em sua casa. 

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails