terça-feira, 15 de março de 2011

Fuja da Baleia!

Por: Luis André Negrão

Eu amo cinema e confesso que tenho assistido um monte de coisas que nem sempre são boas. Recentemente tenho me dedicado a rever filmes dos anos 80 e 90. Enfim, um dia escavacando os lançamentos do cinema para 2011 eu me deparei com um cartaz que me chamou a atenção: Moby Dick 2011.


Nossa!!! Eu lembro que quando era pequeno, meu tio tinha uma coleção de clássicos de grandes autores internacionais. Um deles era Madame Bovary, que eu cheguei a roubar dele, li e gostei. Mas lembro bem de Moby Dick. Perguntei à minha mãe do que se tratava e ela me fez um resumo da história que me chamou a atenção. Minha imaginação ficou mais aguçada quando passei a assistir o desenho animado vespertino da Hannah Barbera com uma baleia branca que combatia o mal.


Mas caso você que lê este artigo esteja querendo saber algo sobre esta história, aí vai um trecho que copiei da Wikipédia:


Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias. (...) O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.


Voltando ao filme: não resisti e terminei transgredindo a lei e baixei o filme pela net. Imaginei-me sentado na sala, comendo pipoca e assistindo o filme com meu filho uma história de grandes aventuras e com efeitos especiais magníficos.


Quando comecei a assistir trechos do filme para ver se o download havia ficado bom, tive um choque: havia uma cena que a imensa baleia engole um helicóptero que fazia um vôo rasante sobre o mar. Mas quando falo em engolir, não é engolir de mastigar e digerir os pedaços e sim engolir de quem é guloso e engole um brigadeiro numa festa. Detalhe; nenhum dente dela foi quebrado com o giro das hélices e nenhuma gotinha de sangue espirrou, constatando um ferimento causado por tanto metal engolido. Nessa hora eu atestei que tem gente que não tem realmente noção.


O diretor do filme (Trey Stokes) é um cara que parece ser muito bom com manipulação de maquetes, seus trabalhos mais famosos estão em Robocop, O Segredo do Abismo e Meu Marciano Favorito. Mas até aí não encontrei nada que ele houvesse dirigido. Então ele coloca um monte de gente que ninguém está acostumado a ver num filme que deveria retratar um doa maiores clássicos da literatura e que é um remake de um trabalho que tem o elenco encabeçado pelo espetacular Gregory Peck em 1956.


Confesso que depois que o helicóptero foi engolido passei a torcer para que houvesse algumas cenas legais de ação e que superasse aquilo que pode ter me causado um trauma com direito a analista e tudo. Mas daí vem o pior, existe uma cena em que os caçadores de baleia estão numa ilhota aguardando que ela dê sinais para que possam destruí-la com seus potentes rifles e ela simplesmente surge da areia do mar, (ela estava camuflada de chão!!!) ergue-se, recebe uma saraivada de balas, rasteja como se fosse um enorme leão marinho, contorna uma montanha e salta por cima desta por sobre seus algozes. (Será que ela teve aulas de saltos com a Free Willy?)


Eu sei que lendo, não dá pra ter noção do que é o filme, mas pra se ter uma idéia do tamanho da fera vale lembrar que ela engoliu um helicóptero numa única abocanhada!!! E então seria ela a causa de tsunamis? Seria ela a causa das ondas gigantes? Pelos meus cálculos, a baleia teria em torno de 70 a 100 metros de comprimento, o que me leva a crer que seria o maior exagero do cinema depois de Godzilla. Só que o lagartão é fruto de uma experiência atômica e tal...


Vamos lá... Vamos aceitar o tamanho da baleia, mas daí a ela rastejar na areia, saltar sobre montanhas, camuflar-se na areia e engolir helicópteros, sem sofrer danos... Isso a gente não tem que engolir. Sem falar que os efeitos são péssimos e a baleia emite um som gutural como um dinossauro, ou um monstro de ficção.


Portanto eu não recomendo a ninguém assistir este filme. O que se fez com Moby Dick foi um pecado, uma falta de respeito com um clássico da literatura e acima de tudo um insulto à inteligência do expectador.

4 comentários:

  1. De vez em quando acontece isso comigo: um belo cartaz, uma sinopse bem feita e tá feio o engodo. Topei com esse filme duas vezes e deixei de lado. Agora sei que a intuição não falhou. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Isso me faz querer sempre ver mais os filmes antigos... coisa nova, quase sempre, deixa a gente desapontado... muita pirotecnia, "realismo" das cenas, mas se perdem nos roteiros...

    ResponderExcluir
  3. Achei engraçado as cenas descritas do filme e ver até onde a imaginação ou falta de imaginação do ser humano vai... Deu até vontade de assistir...

    ResponderExcluir
  4. Achei engraçado as cenas descritas do filme e ver até onde a imaginação ou falta de imaginação do ser humano vai... Deu até vontade de assistir...

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails