Numa conversa com um amigo, ele me disse: “Strokes é a melhor banda de rock no século XXI”. Na hora, parecia que eu havia levado uma pedrada na cabeça e retruquei “eu ainda vou escrever sobre isso”. Pois bem...
Pensando rapidamente nos nomes mais famosos do rock (não necessariamente os mais importantes) me veio o que coloco a seguir.
Nos anos 50 (início do rock’n’roll) lembrei de Elvis, Chucky Berry, Bill Haley, Litlle Richards, Jerry Lee Lewis. Nos anos 60, a coisa fica mais nteressante, afinal são Beatles, Rolling Stones, The Who, Jimi Hendrix, Creedence, The Doors e Beach Boys. Aí chegamos aos anos 70 e nos aparece Led Zeppelin, Deep Purple, Pink FLoyd, Genesis, Black Sabbath e David Bowie.
Nos anos 80, começa a caída, mas mesmo assim U2, Police, Cure, Iron Maiden e R.E.M fazem bem. Nos anos 90, a queda é vertiginosa porque, mesmo com qualidade, Nirvana, Pearl Jam, Radiohead, Red Hot Chili Peppers e Smasshing Pumpikins não são a melhor coisa que o rock nos
deu...
Mas esse século? Realmente... tentei fazer uma pequena lista. Mas nenhum nome, nenhum nome que apareceu desde 2001 pode ser incluído numa lista com os demais listados acima. Fica ainda a ressalva que nem quis pensar no Brasil porque cair de Raul Seixas pra essas porcarias que nem escreverei o nome aqui é depressivo.
E não consegui concordar com meu amigo e não consegui retrucar. Mas fiquei preocupado, afinal o que houve com o rock’n’roll?
E ainda sou criticado por ouvir coisas “antigas”...
É meu caro amigo...
ResponderExcluirEu concordei com toda a sua cronologia do rock'n roll e ainda acrescentaria algumas outras bandas como: RAMONES, nos anos 70. Algumas bandas como Pearl Jam e Radiohead continuam até hoje produzindo coisa boas e inovando, no caso do Radiohead. Mas no século XXI, Strokes é a referência e ainda acrescentaria Jack White e suas peraltices como o White Stripe, Racountears e The Dead Weather. Mas em música,no geral, nada se compara a Suzan Boyle... Rsrsrsrsrsrsrsrsrssr! Só para não peder o bom humor!
Quando comecei a escrever, a lista de banda por década tava enorme, aí tive que reduzir... Nos restar Suzan Boyle é o humor que precisamos pra aceitar esse fato!!! Abraços!
ResponderExcluirRsrsrsrsrsrrrsrrsrss!
ResponderExcluirEu, nesse quesito, sou um elo perdido do passado. Ouço quase nada de hoje. de vez em quando tropeço numa boa novidade. A última boa descoberta foi o Gotye. Levei até cds no encontro lá do Mercado. Encomendei o cd na Cultura. Não tem no Brasil, só importado, aliás, o cara da Cultura disse que só entrou no catálogo por causa do meu pedido. recomendo.
ResponderExcluirPS: O rock não errou.