sábado, 5 de maio de 2012

A Imersão - Parte 3 (Isolamento e Fim)


Acredito que uma pessoa adulta pelo menos uma vez na vida se sentiu isolada do mundo. Com isso em mente é fácil entender porque a obra The Wall é tão importante. É difícil encontrar alguém que não conheça pelo menos uma de suas músicas.


O The Wall é, em minha opinião, a obra mais atual do Pink Floyd. Num mundo em que cada vez mais nos relacionamos através do virtual, nos isolamos atrás de computadores e o contato humano passa a ser um mero detalhe, não é difícil fazer a ponte entre o Personal Computer e o Muro imaginado por Roger Waters.

Soma-se a isso, o fato do The Wall ter sido pensado em várias mídias: um álbum, um show revolucionário em seu conceito e um filme! Quando escutado ou visto atualmente soa exatamente como 2012. Poucas obras conseguem isso!

Eis que no dia em que assisto o show de “Roger Waters – TheWall” coincidentemente recebo o Box Immersion. Foi muito muro pra um dia só. E tal qual no Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here,as versões Immersion do The Wall tem todos aqueles itens que nós adoramos e ainda a edição “Is There Anybody Out There?” já lançada (versão ao vivo do disco). 

Porém, o que mais me chamou atenção foram os dois CDs com demos, sobras e versões diferentes. É quando percebemos como Waters foi soberano no disco. Praticamente compôs tudo e ainda podemos ver demos dos seus próximos dois discos. Os rascunhos de músicas já mostravam a força das composições, as execuções dos primeiros takes apresentam uma banda madura e longe dos experimentos de antes. Cada um sabe o que fazer e fazem bem feito.

De todas as edições Immersion, a do The Wall é a mais impactante pelo material musical extra. Para mim, esse é o último disco do verdadeiro Pink Floyd, pois Final Cut, Momentary Lapse of Reason e The Division Bell, que são discos interessantes cada um à sua maneira, levam o nome da banda, mas são qualquer outra coisa...

Infelizmente, fim da imersão!

Parte 1, aqui
Parte 2, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails