sábado, 28 de julho de 2012

Biograffiti - três atos com Rita Lee


Certa vez me disseram que Rita Lee é a maior rockeira de todos os tempos. Na hora eu disse “não” (reflexo de quem cresceu ouvindo rock britânico e estadunidense). A mesma pessoa me perguntou “então, quem é?”...
Silêncio...
Interessante que um dos meus primeiros LP’s, comprados na antiga Mesbla pela minha mãe, foi o Flerte Fatal e já assisti a seu show em Recife em 2001. Mas nunca me aprofundei na sua obra e sinto que perdi anos nessa negligência.

Letras provocativas e uma música quase sempre swingada, Rita fez uma das melhores fusões entre o “lá de fora” e o “aqui de dentro”. Aberta a novas influências, sem esquecer sua essência, ao lado do seu marido e músico Roberto de Carvalho, nos deu um catálogo de música inigualável no mundo.

Conseguiu, como poucos, sair dos anos 60 e transitar pelas décadas seguintes sempre associando qualidade musical ao sucesso radiofônico e nunca deixando de ser relevante. Rita é simples e sofisticada ao mesmo tempo e o sucesso que sempre teve no país não está de acordo com o pouco reverenciamento que recebe. Imagina se ela fosse do hemisfério norte?

Biograffiti, série em três atos (DVD’s), é uma imersão na vida e obra de Rita Lee. O primeiro momento é o Ovelha Negra, onde Rita fala da sua vida, família, influências e sua trajetória musical, com detalhes que envolvem Os Mutantes, tropicalista, a banda Tutti Frutti e sua carreia solo. O segundo ato, Baila Comigo, é dedicado a música, com o processo de composição, parcerias e shows. O último momento é o Cor de Rosa Choque em que discute a sua trajetória como mulher no Brasil desde os anos 50, quando iniciou suas contestações ao mundo masculino. “Não precisa de culhões pra fazer rock, pode-se fazer com ovário”, segundo ela! Só senti falta de mais imagens antigas. Ficamos muito nas descrições e narrações da própria Rita.

É tudo tão espontâneo que vi os três documentários e os recomendados extras sem perceber a hora passar. Depois me vi pesquisando ainda mais sobre ela e, por fim, escrevendo esse post no calor da empolgação.
Biograffiti é mais que recomendado!

Se alguém me perguntar quem é a maior rockeira de todos os tempos...

Resposta: Rita Lee 

2 comentários:

  1. Rita, lembro-me bem, teve um papel importante no rock nacional: a resistência. Ela, junto com Raul Seixas, segurou a onda quando não existia o chamado rock nacional. Sem falar na antológica participação nos Mutantes, só isso já lhe renderia um lugar no Olimpo. Fez bons discos, ouvi muuuuuuuuuito, faz parte da minha formação. Entretanto, sua veia criativa acabou no final da década de 80. De lá pra cá vive de declarações polêmicas e shows chatos. Ficou velha por dento também, não tomou o elixir mágico dos roqueiros. Pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda conheço pouco... Fiquei nos Mutantes e nos seus hits solos, mas ouvindo o discos até início dos anos 80, fiquei impressionado... O show que vi dela foi bem interessante...

      Excluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails