sábado, 7 de agosto de 2010

Top 5 - Lojas de Discos

Adoro comprar discos! Toda cidade que visito, procuro algumas lojas e, infelizmente, percebo que hoje estão cada vez mais escassas. Pensando nisso, fiz uma lista das 5 lojas que mais marcaram a minha vida de comprador de discos. Essa lista não obedece nenhuma ordem

Amoeba Music

A maior loja de Discos do mundo (segundo a sua propaganda) foi a melhor coisa que eu vi em Los Angeles! Verdade, calçada da fama, Hollywood, Beverly Hills, Paramunt Studios, etc. Nada me causou tanto impacto como essa loja. E posso dizer isso tendo no currículo a Tower Records e HMV de Londres e a Galeria do Rock em São Paulo. Essa loja tem praticamente tudo que se procura e em grande quantidade! Novos e usados, CDs, DVDs, VHS, fica cassete, livros, revistas, lp’s e até 45 rotações! Além de semanalmente apresentar shows gratuitos... confesso que fiquei nervoso quando entrei nela... ainda pude conhecer suas duas filiais em San Francisco e Berkeley, mas nada se compara a Amoeba de Los Angeles!

Livraria Cultura

Esse ambiente foi uma das melhores aquisições de Recife. Parecia um sonho poder entrar numa loja que vendia CDs nacionais e importados. No mesmo local, era possível encontrar o disco regional que o artista cedia em consignação; o novo CD da novela das 9 e aquele disco importado de um artista que, aparentemente, só você e mais 3 pessoas no Brasil conhecem. Comprei muita coisa nessa Livraria, visitava-a semanalmente e, às vezes, mais de uma vez, cheguei a conhecer quase todos os vendedores! Foi a partir dela que incrementei muito a minha coleção. E. no mesmo ambiente, ainda se pode comprar DVD’s e livros! Minhas finanças foram abaladas...

Pop’s Discos


Uma loja pequena dentro de uma galeria discreta numa das ruas mais freqüentadas por músicos em São Paulo, a Av. Teodoro Sampaio. Eu a encontrei porque estava andando meio sem destino numa viagem em 2007. Costumo fazer isso sempre. Aquele amontoado de CDs cuidadosamente catalogados e armazenados com preços bem abaixo do normal parecia um presente para um comprador compulsivo (como eu). Comprei tanto na minha primeira vez que quase pago excesso de bagagem de São Paulo para Recife. Sempre que vou a São Paulo, é parada obrigatória.


Vinil Alternativo Discos

É uma das poucas lojas sobreviventes em Recife depois da proliferação dos downloads e pirataria. A Vinil, situada na Rua 7 de Setembro no centro de Recife, talvez seja a loja mais importante da minha coleção. Compro nela desde 1992 quando adquiri o meu exemplar em LP do Revolver (primeiro post desse blog). Lembro que ainda adolescente, eu mantinha uma conta em que podia comprar fiado! Algo impensável atualmente com as facilidades de cartões de crédito e a pilantragem de muita gente! Cerca de 15% do meu acervo foi comprado lá e ainda hoje a visito sempre que vou a Recife.

O Disco de Ouro

Mais uma das lojas remanescentes e tradicionais de Recife, situada também na Av. 7 de Setembro. Essa tem um impacto muito grande na minha adolescência. Sempre fui muito bem atendido pelo seu dono e a freqüentava mesmo sem comprar nada, apenas pra bater papo e conhecer fãs de discos. Gostava tanto do ambiente que em alguns momentos comprei cd´s mais caros só por estar ali.

4 comentários:

  1. Rapaz, a Livraria Cultura, cumpre hoje, o papel que as lendárias lojas de discos do Recife exerciam sobre as pessoas. Na minha lista entreriam, além da Cultura,"Disco 7" e "Mausoleum", ambas na 7 de Setembro, "Banca do Elvis",comprei muitos discos lá, e a inesquecível "Alegro Cantante", uma verdadeira lenda no ramo. Fora isso, gostava de garimpar discos nas ruas, aqueles das calçadas da Guararapes nas manhãs de domingo. Bom demais!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, você mencionar a Alegro Cantante! Era Show! Lembro de dois vendedores: Dedé e Luciano.

      Excluir
  2. Algumas lojas dessas eu só realmente ouvi falar porque ainda era bem novo pra comprar discos assim... lembro de sempre frequentar a Mesbla com minha mãe e ela comprando LP´s... na minha lista, a Aky Discos ficou em sexto... eu não fui muito de comprar lp´s, por isso minha lista já entram os cd´s... Recife hoje está muito carente mesmo... felizmente ainda temos a Livraria Cultura!

    ResponderExcluir
  3. Comprei meu primeiro CD na Mesbla da Boa Vista no ano de 1985, o segundo na Allegro Cantante, cara eu amava aquela loja, onde encontrar Egberto Gismonti e Nana Vasconcelos? so lá mesmo...

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails