quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O dia da Independência aqui e lá.











Esse ano eu vivenciei uma situação peculiar e creio que isso nunca mais se repetirá. Eu estive presente nos dias de independência dos dois maiores países da América. Em 4 de julho eu estava na cidade de Harrison, em Nova Jersey, Estados Unidos. Em 7 de setembro eu estou na cidade de Recife, em Pernambuco, Brasil.

Claro que a comparação é inevitável. De um lado o ufanismo em vermelho, azul e branco e do outro o feriadão em verde e amarelo.V Vou tentar não cair nessa armadilha e apenas citar algumas observações.

Interessante ver a história desses eventos serem contadas como uma libertação mesmo que Estados Unidos e Inglaterra continuassem tão ligados numa parceria econômica e bélica nos séculos seguintes enquanto o Brasil mantinha seu reinado igual aos modos portugueses e seguindo quase cegamente as orientações do velho mundo.

É inegável a enorme diferença do envolvimento da população na celebração desse dia. Lá se contam as vantagens e conquistas do império; como eles são fortes e imponentes; a celebração de uma nação que deu certo. Aqui algumas pessoas falam sobre a importância da data enquanto outras estão interessadas em curtir o feriado; se discute o que deu errado para o país não ser o que “deveria ser” (mesmo que pouca gente saiba exatamente o que deveria ter sido). Lá os fogos de artifícios, aqui o desfile militar. Há uma ambigüidade e uma grande complexidade em relação a esse dia.

De fato, com a independência, dois países imperialistas foram criados, um mais forte e influente que o outro. Mas a essência era a mesma.

Ficam três perguntas pra mim. No que os estadunidenses pensam no 4 de julho? No que os brasileiros pensam no 7 de setembro? Quem responde?

4 comentários:

  1. Eu me atrevo a responder, Sid!Mas só respondo por mim, claro. Eu penso realmente em aproveitar o feriado, "solamente"!!!Independente o Brasil nunca foi, na verdade!A data é apenas simbólica!Parabéns pelo belo texto, muito bem trançado, bem tecido,textura,tessitura,jogo perfeito de palavras, gostei muito!Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bete, muito obrigado pelos elogios! Realmente o Brasil nuca foi independente... mas na verdade quem realmente é? Dá uma boa discussão...

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkk, poxa, é mesmo!Boa discussão. Penso que a vida é como uma fogueira formada por inúmeros pedaços de madeira.Se tirar um, e colocar à parte, ele vai arder por algum tempo mas depois apagará e só arderá de novo se for lançado de volta à grande fogueira!A vida é uma cadeia em que um precisa do outro, um depende do outro, mesmo que não queira.Claro que dependência total é horrível, mas quem não gosta de ser um pouquinho dependente de alguém?Principalmente as mulheres quando encontram um braço forte pra se apoiar na hora em que querem um colinho????Atire a primeira pedra quem discordar de mim,kkkkkkk.

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails