quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Para celebrar Ringo Starr (Top-5)

Ringo Starr é o único baterista de rock´n´roll que possui uma carreira solo consolidada. Isso é fato! Como fã de Beatles desde a infância, me acostumei a ouvir de pessoas com pouco conhecimento ou muito preconceito palavras depreciativas em relação à Ringo. Hoje nem discuto mais, não vale à pena perder o tempo. Qualquer baterista numa banda que possuía John Lennon, George Harrison e Paul McCartney ficaria ofuscado, mas felizmente e devido ao seu talento, isso não aconteceu ao Ringo. Aos 71 anos, apresenta 16 álbuns solos, com hits em primeiro lugar e uma longa lista de pessoas influenciadas por ele.

Mas para que só o conhece pelas músicas dos Beatles, aqui vai um Top – 5 dos seus trabalhos solos!

1 –Ringo (1973)

Considerado por quase todos, o melhor trabalho solo dele e um dos melhores dos ex-Beatles. Ringo mais parece uma coletânea de tantas músicas boas que apresenta. Dois presentes de George Harrison (Photograph e Sunshine Life For Me), um de John Lennon (I’m The Greatest) e um de Paul McCartney (Six O’Clock), além da participação deles tocando e cantando. O disco ainda tem a bela You And Me (Baby), a escrachada You´re Sixteen e a potente Oh My My. Aliás, não tem sequer uma música razoável. Todas são excelentes. Ringo está cantando muito bem e o disco termina com um clima de felicidade nunca visto em outro trabalho pós-1970.

2 – Times Takes Times (1992)

Ringo entra nos anos 90 com um discaço! Depois de quase dez anos sem lançar nenhum álbum, esse á uma aula de rock´n´roll. Lançado em meio ao movimento grunge e o confuso mercado de início da década, não chamou muita atenção do público maior. Mas não conheço fá de Beatles que não adore essa pérola. “Weight Of The World” é, na minha opinião, uma forma de Ringo se despojar do fato de ser um ex-Beatle e “Don’t Go Where The Road Don’t Go” é o Ringo que todos conhecem, só ouvindo pra perceber!

3 – Old Wave (1983)


Não sei o porquê desse disco ser tão raro. Já visitei dezenas de lojas em diversas cidades e nunca vi esse cd para vender! Aqui temos o Ringo tocando jazz, soul, rock, balada... impressionante. Com participação de Eric Clapton, Joe Walsh (ex-Eagles), Gary Brooker (ex-Procol Harum) e John Entwistle (The Who) e composições bem inventivas, Old Wave precisa ser ouvido com muito respeito. Be My Baby, In My Car e I Keep Forgettin´ são tesouros escondidos.

4 – Sentimental Journey (1970)

Se alguém tem alguma dúvida do fantástico artista que é Ringo Starr, escute “Night And Day” para perceber que ele não deve nada Frank Sinatra! Aliás, essa versão é superior a de Sinatra ou de Billie Hollyday. E se alguém duvida da sua capacidade de cantar, é só escutá-lo na música título do disco ou na melhor versão de “Have I Told You Lately That I Love You?”. Seu primeiro álbum solo é também o seu mais audacioso.

5 - Ringo Rama (2003)

Entrando no novo século com o melhor do século passado. Ringo Rama apresenta a comovente homenagem a George Harrison “Never Without You” (que já nasceu como clássico). O disco é praticamente uma grande homenagem ao melhor do rock´n´roll e faz isso com participações de David Gilmour, Eric Clapton, Willie Nelson e mais de uma dezena de excelentes músicos. Os maiores homenageados são os Beatles, referências em letras, efeitos sonoros e harmonias estão presentes em praticamente todas as músicas. Procurá-las á um bônus pra quem escuta.

Observação? menção honrosa precisa ser feita ao excelente Goodnight Vienna (1974), I Wanna Be Santa Claus (1999)(disco só com músicas sobre natal) e The Anthology... So Far (2001) (com sua All-Star Band)

3 comentários:

  1. Se vc tivesse nascido uns trinta anos antes, os Beatles teriam um grande assessor de imprensa. Deu até vontade de ir pro show de Ringo... Beijo e boa farra!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu teria que ter nascido há uns 60 anos atrás... a banda acabou há 41, hehehe... mas você deveria ir ao show de Ringo, afinal, é um Beatle em Recife!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois de postar o comentário, refiz as contas... rs

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails