quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Paixão, Região e Futebol


Paixão não se explica, se sente!

Região é uma invenção humana!

Futebol é o esporte mais instigante!

Cada time de futebol está numa região, seja ela qual for. No caso do Brasil, temos cinco macro-regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). Todas as regiões riquíssimas culturalmente. Isso é fato. Cada região com seus times... Milhares de pessoas torcendo pelos times da sua região... Opa!!! Não é bem assim!

Mas por que a maioria dos brasileiros torce pelos times do Rio de Janeiro e São Paulo? É fácil, o Rio foi a capital do país por muito tempo. São Paulo é hoje o “centro” econômico. Mas isso não é suficiente porque as pessoas da região Sul torcem pelos times da região Sul! O Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, em sua maioria, torcem pelos times do Sudeste. O contrário raramente acontece!

A maneira mais fácil de dominar é pela cultura (e não pela belicosidade como se achava antes). A existência de regiões pressupõe a sobreposição de uma sobre a outra. No Brasil, o Sudeste “dita” como o resto do país deve falar, dançar, ler, ouvir e torcer!

Vivo numa região dominada por outra, mesmo que as pessoas não se sintam assim ou não percebam que isso acontece. Não acho que devemos ser bairristas, regionalistas ou qualquer outra coisa do tipo. Afinal, a cultura se transforma. Mas precisamos entender que quando estamos numa região que, direta ou indiretamente, sofre um domínio de outra, precisamos ficar de olhos abertos ao que nos chega!

Ame seu time, mas reflita que esse amor pode ter sido, de certa forma, planejado! E talvez não tenha sido o destino que colocou um time do Sudeste e não do Centro-Oeste na sua vida!

3 comentários:

  1. Herdei a minha paixão pelo Santa Cruz do meu pai, toda a família dele é tricolor. Seria impossível torcer por outro time. Outra coisa: quando eu era garoto, década de 70, o Santa deitava e rolava. Gosto tanto que gasto parte do meu exíguo tempo garimpado rel´quias pro memorial virtual que estou construindo. É isso!

    ResponderExcluir
  2. Ed, no nosso caso, a paixão foi mais próxima. Moramos numa cidade em que os times nos bastavam. Mas percebo que algumas crianças já começam, mesmo em Recife a torcer pelos times do sudeste. Quando a vem pro interior do nordeste, os torcedores pelos times das capitas são exceções... acho isso uma pena...

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails