segunda-feira, 28 de maio de 2012

Invasão Britânica

Quem gosta de rock´n´roll certamente em algum momento já viu ou ouviu a expressão “InvasãoBritânica”. É um termo utilizado para descrever os anos que sucederam o impacto da chegada dos Beatles nos EUA em 1964.

Depois daqueles quatro cantarem I Want To Hold Your Hand, She Loves You, All My Loving e Twist andShout de forma tão impressionante, mais e mais bandas com a mesma “fórmula” (cantores jovens com cabelos “grandes”, sotaque britânico e músicas inspiradas nas bandas estadunidenses) eram procuradas. Com isso, nomes como RollingStones, The Who, Yardbirds, Animals, Hollies, e Kinks começam a se destacar no lado de cá do Atlântico fazendo um contraponto a Bob Dylan, Beach Boys e Elvis. É comum nas enciclopédias de rock ou em biografias de artistas da época esse tema aparecer.
Indo além da música, o cinema britânico, o teatro britânico, os livros britânicos e quase tudo que parecesse jovem e britânico chamava atenção. Foram nos anos 60 que o adolescente foi “inventado” e, com isso, todo um novo filão para o consumo.
“Invasão Britânica – A Música,O Tempo, A Era” de Barry Miles (autor da biografias dos Beatles, Frank Zappa, Pink Floyd e Jack Kerouac) discute esse momento com um texto ágil, informativo e claro. Além de toneladas de fotos em impressão excelente de nomes como Pink Floyd, Led Zeppelin, Jethro Tull, Little Richards e os já citados acima.
Miles faz um recorte temporal que vai do fim dos anos 50 até o final dos 60, tratando de todo o contexto dos EUA e Inglaterra naquele momento. Contextualiza, analisa e reflete sobre a década em que os EUA foram mais britânicos desde a sua independência do antigo colonizador.
Quem gosta de cultura pop certamente vai adorar esse livro de capa dura e mais de 300 páginas. O único inconveniente é não termos uma edição em português. Mas como aqui as edições são quase sempre inferiores graficamente às originais, fique com a estadunidense. 
Como seria bom ter livros assim sobre o Brasil!

2 comentários:

  1. Legal. Para mim essa invasão aconteceu dessa forma também, epois dos Beatles vieram um monte de bandas inglesas, sobretudo da década de 80. Gosto também das séries de tv inglesa que descobri depois da internet. Atualmente estou viciado em Misfits, recomendo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há a primeira "invasão", mas algumas se seguem como no começo dos anos 70 com Pink Floyd, Yes, Genesis, Elton John, Bowie e no fim dos 70 com Clash, Sex Pistols e depois Police... Há uma também nos 90 com Oasis, Blur, etc.
      Eu acho que no rock´n´roll os britânicos são melhores que os estadunidenses... Valeu!

      Excluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails