sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ei Phd, volta pro primário...


Vim fazer um PhD e fui parar no primário! É bem assim que tenho me sentido nas últimas duas semanas...

Por conta da escolha de fazer doutorado no Canadá, preciso aprender a falar francês. Aprendi a falar português, claro, mas as primeiras palavras chegaram ao meu cérebro nos longínquos anos 70. De modo que sem um processo de hipnose não vou lembrar como. Desenrolo inglês, mas nem lembro a primeira vez que comecei a falar, provavelmente era alguma letra de música nos anos 80.

Então eu não sei como aprender um idioma. É isso! Já vi filmes (os franceses são malucos, mas ótimos), ouvi música (rock em francês não rola) e estou prestando atenção no que as pessoas falam. Mas nas primeiras aulas – nível elementar – lembrei do meu ensino primário (atualmente com um nome mais pomposo – Ensino Fundamental I), quando aprendíamos a conjugar os verbos “ser”e “estar” nas aulas de português ou o verbo “to be” nas aulas de inglês. Todo mundo já passou por isso...

É uma sensação estranha, fico me perguntando Por que não fui pra Portugal? EUA? Inglaterra? Até mesmo aqui no Canadá, com tantos lugares falando inglês, vim pro único que não fala! Em Quebec deve se falar mais francês que na própria França! Todo mundo fala, parece até fácil... Quem sabe eu aprendo no primário!

Oh God, Oh Deus... Non... Mon Dieu!

2 comentários:

  1. Imagino o perrengue... E pensar que alguns (ainda) pegam no meu pé por causa do meu "português brasileiro". Saúde para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aqui o "português brasileiro" não faz a menor diferença... :(
      Valeu!!!

      Excluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails