terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013 - Uma jornada (in)esperada?!

E então num piscar de olhos (de 25 horas), eu estava de volta ao Brasil. 75 dias se passaram desde que desembarquei nas terras geladas do que eu achava ser o Canadá, que na verdade é Québec. Sim, a província é muito mais importante, em todos os aspectos, que o país. Eu estive todo esse tempo em Québec, um país dentro de outro.

Estudando francês, lendo inglês, escutando espanhol e pensando em português. Foi assim praticamente todo o meu ano. Os idiomas se misturavam de tal forma que sometimes, num rato, eu esquecia de parler en français. Héin?

Bom, voltando... Québec-Toronto-São Paulo-Recife-Gravatá-Petrolina-Salgueiro-Recife-Miami-Montreal-Quebec... sem esquecer de passar em Pesqueira. Onde eu estava mesmo? Ah, em Québec... não, em Recife... Isso tá meio confuso.

Enfim, em 2013 comecei um novo curso, eu uma nova universidade, num outro país com um idioma que não falava... Deixei o conforto das coisas materiais e imateriais pra vivenciar algo tão novo que até agora parece que não nasceu. Nas terras geladas conheci um americano que detesta seu país e um iraniano que o ama; uma argentina que adora o Brasil; uma espanhola vegetariana; uma francesa que não vive sem fast food; um africano que diz não haver racismo; uma chinesa made in Paris e um brasileiro que não gosta de feijão. Esse último sou eu mesmo... Na verdade, eu me conheci tanto nesse ano que me impressiona como nos conhecemos pouco...

Me decepcionei com muitos brasileiros, os que vivem no Brasil e os que vivem fora dele e me vi extremamente acolhido pelos mexicanos, colombianos e peruanos! Admiro ainda mais meus amigos após fazer amigos novos e não me vejo como imigrante. Acredito que só conseguirei morar no Brasil ou talvez no México. Meu time foi tri-campeão estadual e campeão brasileiro!

Eis que numa noite de sábado, cansado, depois de estudar todo o dia, fico sabendo que seria o nome dos formandos em Geografia 2013.2! Ainda nem acredito... Homenagem assim, eu não imaginava, mas voilá turma Sidclay Cordeiro Pereira! Essa é a maior honra que um professor pode alcançar com seus estudantes! Obrigado, Merci, Thanks e Gracías! 

Vivi algumas cenas de filmes: olhar pela janela de um quarto e ver dias passando em minha mente em 10 segundos, dançar abraçado com minha filha numa manhã quarta-feira, chegar de surpresa no Brasil quando todos achavam que eu estava estudando ou pisar em folhas secas pelo chão no outono certamente já estiveram em vários filmes... e compuseram o meu 2013.

Ler, escutar, estudar, silenciar... me sentir perdido, achar que entendi e me perder de novo. Começar novamente... cadê o chão? Ora, não foi você quem quis sair da zona deconforto? Saí! A música ajuda a segurar a onda e o skype também. 

Tá meio confuso, eu sei... mas 2013 foi assim mesmo, confuso... Foi uma jornada que começou e não acabou... 2013 acaba hoje, mas pra mim ainda vai durar algum tempo e eu vou curtir nas braços da minha mocinha... To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails