quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Seriam as trevas interiores?


"O brasileiro tem suas trevas interiores, convém não provocá-las, ninguém sabe o que existe lá dentro". Escutando um podcast essa semana, me deparei com essa frase de Nelson Rodrigues e fiquei pensando a partir dela.

Não estando fisicamente no Brasil, só me resta tentar entender o que se passa no pais através da imprensa, das conversas com amigos e da redes sociais, que são um excelente veículo de observação do comportamento humano.

Em alguns momento me sinto numa sala de aula de crianças. Quando você chama atenção de um deles, a resposta é: "por que só eu? Tá me marcando! Quando os outros fazem, você não diz nada". Mas quem são essas crianças, afinal?

A discussão rasa, a informação tendenciosa, a desinformação e a ignorância andam juntas, um mosaico perigoso. Alguns parecem até cegos ou surdos porque sem enxergar ou escutar, já começam a extravasar suas "opiniões"! Mesmo que sejam de um político, um autor, um líder religioso ou quem quer que seja.

Vejo que de maneira esquizofrênica, grita-se, discute-se, xinga-se! Aliás, há frases de efeitos prontas para se associar aos outros a qualquer momento. É como uma louca taxonomia social! Tudo isso acompanhado de big brother, futebol, novela, facebook e bíblia!

Mas sempre fica a impressão de que existe algo por trás, algo que outros sabem, menos você; alguma coisa tenebrosa e obscura que se você soubesse, teria uma opinião diferente. Coitado de você que diz o que diz e faz o que faz, você está sendo manipulado!


Se Nelson Rodrigues estava certo ou não, é possível se discutir, mas que isso explicaria o Brasil, ah explicaria... Talvez os brasileiros estejam colocando as suas trevas interiores para fora e... Não, pára! 

Agora vamos dar uma pausa que o carnaval vem aí, próxima quinta-feira a gente recomeça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails