domingo, 13 de dezembro de 2015

Stéphanie e Sufjan (Um ano sem Québec)

Viver dois anos em outro país à princípio pode parecer fácil, mas não é. Listar as dificuldades e as descobertas é um clichê. Então vou tentar fugir disso... Na verdade, Québec me parece algo tão longe, tão distante, tão ermo... No meu cotidiano, é como se eu nunca tivesse vivido lá. Há momentos que eu até duvido da minha memória. Sei lá, pode ser um desses sonhos que são reais até a gente acordar...

Mas há uma coisa - na verdade duas - que me colocam diretamente em Québec e na vida que eu vivi:  as músicas de Stéphanie Dosen e Sufjan Stevens, dois artistas que não se parecem muito - a não ser pela emoção que imprimem em suas músicas. Por ironia, talvez, a primeira eu conheci em Petrolina, a segunda, em Salgueiro.

Basta ouvir All Delighted People e lá estou eu voltando pra casa depois de um dia trancado em uma sala da Université Laval numa noite fria de chão branco. Basta We have been lost tocar e eu estou andando pelo Plains de Abraham numa tarde fria de primavera. Heirloon começa e eu volto às noites tão difíceis de quinta em 2013. Lakes of Canada começa e eu me vejo pelas ruas de Ste-Foy... é impossível listar todas as músicas, lugares e sensações...


Eu vejo fotos, eu converso com os amigos que lá fiz... Eu até reencontro as pessoas, mas nada é mais impactante que as músicas... Há um ano eu regressava ao Brasil e Quebec ficou "nas vozes" de Sufjan e Stephanie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails