quinta-feira, 10 de junho de 2010

Futebol? Aconteceu tarde...


"Eu me apaixonei pelo futebol como mais tarde viria a me apaixonar pelas mulheres: súbita, inexplicável, incriticavelmente, sem pensar na dor ou nas perturbações que isso me traria."

Esse texto não é meu, é a abertura do livro autobiográfico de Nicky Hornby, Febre de Bola.

Quase todos os homens que gostam de futebol e mulher se identificam com essa afirmação. Eu não consigo lembrar exatamente quando comecei a gostar de futebol, também não lembro muita coisa da primeira vez que fui a campo e nem quantas partidas assisti pela TV (nunca gostei de transmissão por rádio).

Gosto de ver, discutir, ler, sofrer e entender futebol! Adoro futebol! Fico indignado com quem tem preconceito com futebol, principalmente os que se dizem intelectuais.

Vejo acadêmicos discutindo sobre dança como expressão do ser, pintura rupestre, cinema iraniano, barbatana de peixe, cruzamento de pato, teoria malthusiana, livro de Paulo Coelho, porém quando alguém comenta sobre futebol é quase sempre a mesma coisa: “Esporte de massa que serve para dopar a população e fazê-los esquecer o quão miserável é sua vida”. Conversa fiada, o futebol talvez seja a única maneira de parar guerras, unificar diálogos, estabelecer um ponto em comum e isso ainda é pouco explorado! Estamos começando uma Copa do Mundo, evento de apenas um esporte que causa mais impacto que as Olimpíadas!

Haverá o dia em que o futebol será mais respeitado, não pela paixão que desperta (como a paixão pelas mulheres), mas pela importância social que exerce e espero ansioso pra dizer “isso já aconteceu tarde”!

5 comentários:

  1. Escrevi sobre o assunto também, comungo do seu oensamento. Tem gente que faz questão de torcer contra porque o povo adora futebol. Fingem que gostam de tenis e etc. Não ligo, ontem me deliciei vendo o santinha jogar e vou ver todos os jogos que puder na Copa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ed, em tempos de copa do mundo a gente escuta de tudo... eu quero é ver o Brasil ganhando... e na verdade eu quero entender torcedor brasileiro que valoriza mais a Argentina

    ResponderExcluir
  3. Carissimos, Edvaldo e Sid, também gosto de futebol e não consigo assistir a uma partida do meu santinha sem o rádio no pé do ouvido. Assino em baixo, "intelectuais" não gostam de futebol porque o povão gosta.
    Ah, hoje é 11/06 e assisti aos dois jogos da abertura da Copa.
    Abraços,
    Edgar José

    ResponderExcluir
  4. Sid, eu gostaria de acreditar que a seleção brasileira vença a copa,mas com esse timinho nao ganha nem do Santinha... kkkkk!Infelizmente, acabou o futebol arte, agora somos GUERREIROS!! Pqp...

    e o time do nosso saudoso amigo Bob?

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, eu quero entender essa relação do brasileiro com a seleção, o time ganhou tudo e ainda deu show duas vezes na argentina, itália, portugal, etc. Eu acho que não vai ser campeão, mas o time é bom e já provou isso várias vezes...

    Abração!!!

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails