quinta-feira, 24 de junho de 2010

Precisamos de “desenrolados enrolões”


Você não vai tirar 10,0 na sua monografia pra você saber que um trabalho precisa ser bem apresentado!

Foram essas as palavras da orientadora de um aluno após a avaliação do seu trabalho monográfico

Desde que comecei minha carreira docente que participo de bancas de monografia de graduação e pós-graduação. Li trabalhos bons, excelentes, fracos, inócuos e até possivelmente comprados (que nunca consegui comprovar). Sempre tentei contribuir com a melhoria de cada monografia que li, sempre tentei argüir o aluno para que ele pudesse expressar melhor o que escreveu ou tirar alguma dúvida; sempre tentei estipular uma nota que fosse coerente com os objetivos propostos e os resultados encontrados.

Para mim, a apresentação da monografia é um momento quase sempre tenso para o expositor e acho isso algo completamente normal. Há que se ter sensibilidade para entender que aqueles 20 minutos (tempo estipulado para cada defesa) em alguns casos são os mais angustiantes de uma carreira acadêmica ainda em formação. “Gagueiras”, “brancos” e choros são normais! Precisam ser entendidos dessa forma.

Essa semana estive na banca de um aluno brilhante, um pesquisador curioso e arguto, um redator talentoso e desprovido de preguiça. Mas esse aluno tem um grave defeito, ele é tímido! Sua monografia de graduação apresenta 85 páginas de uma discussão aprofundada, coerente e relevante. Mas ele é tímido.

Na sua tensão ele não expressou-se bem na apresentação e, mesmo tendo sido excelente em todas as respostas dadas à banca examinadora, não obteve o merecido 10,0!

Ele foi tímido!

Vejo freqüentemente pesquisadores renomados que se apresentam mal em público, não por timidez, mas por preguiça. Vejo trabalhos irrelevantes sendo premiados com 10,0! Não há uma coerência na vida acadêmica.

Essa semana vi uma carreira que pode ser brilhante sendo punida pela timidez. Prefiro os tímidos competentes aos “desenrolados enrolões”!


4 comentários:

  1. Deu frio na barriga esse post, porque faz poucos dias que entreguei minha monografia da especialização e graças a Deus não precisei defender,eu me sairia tão mal quanto esse rapaz.Não acreditam mas sou tímida para falar a qualquer público que não seja formado pelos meus alunos. Concordo com você, acho injusto punir com nota mais baixa, um trabalho de excelente qualidade pela timidez de seu autor.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, acho que no caso da monografia eu sou (fui) “desenrolado enrolão”. Não fiz uma monografia com muita dificuldade, apesar de gostar muito de escrever. O grande problema é que a monografia, quase sempre, serve para torturar o aluno e inflar o ego dos orientadores. Acho absolutamente dispensável a defesa da monografia que premia os desenvoltos e castiga os tímidos, como seu aluno.

    ResponderExcluir
  3. Pois e, a academia brasileira precisa se repensar, nao da pra fazer exigencias que na pratica nao sao cumpridas ou exigir de forma diferente a depender da pessas e nesse caso, ha os protegids e os nao protegidos...

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: no meu comentário eu queria dizer que FIZ A MONO COM MUITA DIFICULDADE.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails