quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma obra através do universo!



Esse não é um blog sobre os Beatles, por isso vou fazer o possível para esse não ser um post sobre eles!

Recentemente entrei na era do Blu-Ray (mídia que venceu a guerra contra o DH-DVD pela sucessão do DVD) e minha primeira aquisição foi o filme Across The Universe.

Os musicais estão em baixa na produção cinematográfica há alguns anos, diferente dos tempos em que Gene Kelly, Doris Day, Frank Sinatra e tantos nomes estrelavam obras-primas do gênero. Porém, alguns cineastas ainda se arriscam no gênero e vez por outra filmes como Moulin Rouge e Chicago aparecem.

A simplicidade e a complexidade podem andar juntas e quando isso acontece, normalmente nos surpreendemos. É simples apreciar a música dos Beatles, ouvir suas melodias e gostar das suas letras. Mas é complexo produzir novas versões, mexer no “sagrado” para os fãs mais ardorosos. O próprio George Martin (produtor da banda e considerado o quinto Beatle) foi criticado pelas mexidas que fez no Yellow Submarine Songtrack e Beatles Love.

Então o que dizer de um musical do século XXI cantado e tocado por jovens atores e músicos que contam uma história toda criada a partir e através das letras das músicas dos Beatles?

O resultado é perigoso, mas é genial!

O filme Across The Universe pega o espectador e o leva para além do que se imagina... o roteiro trata do inglês Jude que chega aos EUA durante os anos 60 e se envolve com a estadunidense Lucy. Além disso, fazem parte da trama Max, Jo-Jo, Prudence e Sadie (todos nomes de personagens de músicas dos Beatles). A história usa as angústias e o rápido amadurecimento de pessoas que a princípio só queriam curtir a vida, mas são colocadas em situações que pedem um posicionamento, seja na vida afetiva, relacionamento com amigos, drogas, política, lugares e experiências... tudo isso ao som de versões bem criativas de várias canções de todas as fases dos Beatles. O filme conta ainda com a participação de Bono Vox como Dr. Robert, Salma Hayek como uma enfermeira em Hapinness Is a Warm Gun e Joe Cocker cantando Come Together!

Não quero dar mais detalhes sobre a obra porque cada pessoas precisa experimentá-la à sua maneira e quanto menos se sabe, acredite, nesse caso é melhor!

Algumas idéias parecem óbvias, mas nunca são produzidas, o Across The Universe foi.

Across The Universe. Dirigido por Julie Taymor. Elenco: Jim Sturgess; Evan Rachel Wood; Joe Anderson; Dana Fuchs; Martin Luther McCoy; T. V. Carpio; Bono; Eddie Izzard; Salma Hayek e Joe Cocker. Estados Unidos e Inglaterra, 2007. 133 min.

2 comentários:

  1. Tenho esse filme também. Vi com tanto prazer que me emocionei. Me emocionei na cena de abertura com Girl e com a forma como o filme foi montado, privilegiando a obra dos Beatles. Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ed. Muita gente se emociona com o filme... eu o acho genial e ao mesmo tempo uma ideia simples (não consigo entender como alguém náo tinha feito algo antes - ou pelo menos tido a coragem)... o repertório dos Beatles permite muita coisa...

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails