quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Amo você, porque... (por Juliana Andrade)

Olá, boa tarde a todos.

Gostaria de agradecer a presença de todos vocês aqui para festejar um dia cheio de motivos para se comemorar.

O primeiro motivo é que estamos hoje aqui para comemorar a oficialização do nosso casamento, que aconteceu na última quarta-feira. Finalmente dissemos o nosso ‘sim’ para a juíza.

O segundo motivo é que completamos 5 anos de casamento no dia 30 de setembro, sexta-feira passada. Imaginem que luxo simultaneamente casar e comemorar 5 anos de casamento!

O terceiro motivo é que esse casamento já foi abençoado com uma filha linda, inteligente e saudável – Luisa. E que venham os próximos, não é, Paulus?

Mas eu queria tomar um pouco do tempo de vocês para falar um pouquinho da sensação de casar outra vez – e com a mesma pessoa.

Como eu já ouvi o geógrafo e amigo Sid (junto com Roberta, os padrinhos de Luisa), o passado não pode prever o futuro, mas ele pode explicar o presente.

Quero dizer com isso que nossos 5 anos de convivência explicam e justificam o dia de hoje, esses 5 anos dão a razão de estarmos comemorando hoje nosso casamento no civil, depois de 5 anos.

Isso porque a descoberta do outro como pessoa real e não idealizada (situação natural quando a paixão se abranda) não esmoreceu nosso desejo de ficar juntos, de continuar nossa caminhada juntos.

O outro Paulus que se revelou para mim, cheio de defeitos e qualidades, não me completa, me transborda. Me faz ser o que eu gostaria de ser com a tranquilidade e estabilidade de que preciso, faz emergir o melhor de mim.

Uma grande diferença de se casar depois de 5 anos “casados” é que não há aquele sentimento de insegurança – será que vai dar certo? Será que nos daremos bem sob o mesmo teto? Será que o conheço mesmo?

Casar depois de 5 anos “casados” desfez o medo do desconhecido ou a insegurança pelo futuro incerto quanto à compatibilidade.

Não quero dizer com isso que somos os mesmos há 5 anos, mas o casal que temos nos transformado nos agrada, é belo e nos dá paz.

Vou matar Paulus de vergonha agora.

Amor, amo você por várias razões.

Amo você, porque você é honesto mesmo quando não está sob supervisão.

Amo você, porque você é sincero mesmo quando eu não quero ouvir, mas preciso ouvir.

Amo você, porque você é tranqüilo mesmo quando eu me descabelo.

Amo você, porque você é focado mesmo quando eu quero abraçar o mundo.

Amo você, porque você é coerente mesmo quando o caos se instaura e eu faço uma tempestade em um copo d’água.

Amo você, porque você brinca com nossa filha, mesmo depois de um dia pesado de trabalho.

Entretanto, não há razões para te amar. Como disse Drummond de Andrade, "Eu te amo porque te amo, amor é estado de graça, e com amor não se paga".

Paulus Stephanus Haluli, sim, eu te aceitei como esposo há 5 anos e te aceito hoje. E, para não fugir da tradição, eu te prometo... levar comigo, por mais 5, 10 anos e assim por diante, o desejo e a disponibilidade de estar na relação e no casamento para sermos felizes, mesmo com dificuldades e problemas, num lar abençoado por Deus para que nossos filhos tenham para si esse referencial de homem e mulher, que amam a vida e as pessoas.

Obrigada pela atenção e divirtam-se!

Essas foram as palavras de Juliana Andrade para Paulus Haluli no dia do casamento em 02 de outubro de 2011.

3 comentários:

  1. Eu estava procurando a Professora Juliana no Facebook e acabei encontrando este blog, muito legal! Parabéns ao editor! As informações são muito boas e interessantes! Estou seguindo para ver as atualizações!

    ResponderExcluir
  2. Olá Merielle, muito obrigado pela mensagem. Normalmente coloco um post por semana, mas sem dia definido.
    Juliana é uma grande amiga e mãe da minha afilhada, Luisa. Quando ela disse essas palavras em seu casamento, logo pedi para postar aqui. Apareça sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza aparecerei sempre!!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails