sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Imersão - Parte 1! (O Lado Escuro)


Eu nunca concordei que o Pink Floyd fosse chamado de banda de rock progressivo. Acho que eles possuem algumas músicas que assim podem ser chamadas como Echoes, Shine On Your Crazy Doamonds, Dogs e Atom Heart Mother. Mas daí a ser uma banda como o Genesis, Yes e Emerson, Lake & Palmer é bem diferente. Creio que por falta de um rótulo mais óbvio, progressivo foi o melhor.
Hoje, tenho certeza que o Pink Floyd não é uma banda de progressivo. Passei a noite degustando o Box The Immersion Set do Dark Side of The Moon que, entre tantas coisas, contém 3 cd’s, 2 dvd’s e 1 blu-ray com apresentações ao vivo, documentário e várias possibilidade de áudio (LPCM, 5.1 e Quad Mix ) para se ouvir o disco.
Porém, o que mais me chamou atenção foi uma versão do álbum anterior ao que chegou ao mercado. Essa versão do Dark Side of The Moon, de fato, é progressiva. Em alguns momentos se parece com o melhor material das bandas que citei acima. Mas o grande diferencial é o acabamento.
O Dark Side que adoramos é uma das obras mais bem acabadas da história da música desde que o homem começou a compor. Qualquer descrição aqui é insuficiente quando comparamos as duas versões. É preciso apreciá-las. O Pink Floyd já havia criado uma obra genial, mas a transformou em algo superior...
O que me deixa ainda mais impressionado, é que esse nem é meu disco preferido deles. Esse posto fica com o Wish You Were Here por razões extremamente sentimentais.

Parte 2, aqui
Parte 3, aqui

2 comentários:

  1. Bom, adoro o Pink Floyd viceral, com música de verdade. A parte experimental deixo para os cérebros que estão preparados para isso, o meu não aceita. Meu disco preferido é da fase que os críticos chamam de decadente:"A Momentary Lapse of Reason", que dizem, na verdade, deveria ser um album solo de Gilmour.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ed, a memória afetiva é fantástica... não seria por isso que esse disco é seu preferido? Afinal, anos 80 na veia!

    Eu acho que esse disco não é um solo de Gilmour, pelo contrário... Ele chamou tanta gente pra compor com ele que ficou algo estranho...

    No meu caso, o wish you were here é o preferido, por razões sentimentais!

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails