terça-feira, 1 de abril de 2014

Yes!


Eu vi o Yes!

Abriram o show com Close to the Edge (um disco fantástico, porém difícil para o ouvinte casual), depois foram ao mais pop, Going For The One (e eu pude ouvir duas das minhas  preferidas, a faixa título e Wonderous Stories). Pausa de 20 minutos! Regressam com sua obra-prima: The Yes Album! Se eu já adorava esse disco, ouvi-lo ao vivo me deu uma outra dimensão do seu significado. Por fim, um bis com Roundabout do disco Fragile! Finalizava assim, a noite setentista, uma ode ao rock progressivo! 

O show do Yes pode parecer anacrônico, afinal tocar 3 discos completos com músicas de 20 minutos, abrindo mão do default Best of é incomum. Mas não à toa escolheram 3 dos álbuns mais consistentes e conhecidos da banda. Chris Squire e Steve Howe comandam tudo com muito carisma, presença de palco e  talendo impressionante! Alan White e Geof Downes dão segurança a banda e Jon Davison (o impressionante substituto de Jon Anderson) nos faz pensar que estamos, de fato, nos anos 70. 

Porém, talvez pensando na geração que tem acesso a informação imediata e fragmentada, antes do show, várias imagens contando a história da banda foram projetadas, tudo muito didático, quase um wikipedia. Cada música executada tinha seu nome escrito no telão, com a capa do álbum, tipo iTunes. Eram os anos 70 com cara de século XXI. O show agradou aos jovens (até uns 25 anos) e fez a velharada (aí me incluo, mesmo que só tenha 35 anos) delirar!

A música do Yes nunca foi óbvia e nem fácil. Raramente foi comercial, porém sempre foi instigante! O Yes foi uma banda que ajudou na transição entre o pop dos anos 60 ao progressivo dos anos 70, fizeram pop nos anos 80 e desde os 90 regessaram aos 70, no bom sentido. Mais de 15 membros já passaram por lá, incluindo Rick Wakeman, Trevor Rabin e Jon Anderson, mas a banda continua... Acho que sempre haverá um Yes porque os membros passam, a música fica...


Poderia tentar descrever o que foi o show, mas isso é impossível, a música do Yes não se descreve, se sente. A música do Yes te transporta para onde você quiser e às vezes você não volta. Bom, eu ainda não voltei de ontem... fiquei lá...

P.S. Sem fotos do show porque era realmente proibido e eu não vi ninguém tentando. A educação canadense sempre me surpreende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails