segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O velho "de novo"!

Os discos de covers não são novidades, na verdade, no rock e pop dos anos 50 eles eram onipresentes. Os Beatles e Bob Dylan começaram a quebrar esse paradigma nos anos 60 quando lançaram discos só de músicas próprias e aí os compositores-intérpretes passaram a ganhar mais destaques.
Porém, os discos de covers não deixaram de existir, alguns bons exemplos como o Rock´n´Roll de John Lennon, From The Cradle de Eric Clapton, Pin Ups de David Bowie e Hookin´ On Bobo do Aerosmith e alguns não tão recomendáveis como os recentes lançamentos caça-níqueis de Rod Stewart cantando standards norte-americanos ganham destaques. No Brasil, o Ira! tem o excelente Isso é Amor, Renato Russo com Stonewall Celebration Concert e o Pato Fu com o interessante Música de Brinquedo, enquanto Nando Reis comete seu primeiro pecado na carreira solo com O Bailão do Ruivão. Enfim, bons ou não, essa receita parece certeira e sempre recebe novos adeptos.
Com a carreira em declínio depois de uma reunião sem graça com os antigos companheiros do Genesis, uma coletânea de músicas com temática romântica chamada Love Songs e um disco solo fraquíssimo, o Testify, parecia que o fazedor de hits dos anos 80 caminhava para uma aposentadoria precoce, principalmente depois de problemas seríssimos de saúde por que passou e praticamente o impedia de tocar sua bateria (poucos sabem que ele começou como baterista e só depois começou a cantar).
Mas quem tem talento e coragem nos surpreende de maneira positiva e Phil Collins foi em busca de regravar aquilo que sempre gostou de ouvir. Acompanhado dos Funk Brothers e um seleto grupo de músicos excelente, concebe Going Back, disco com músicas da época áurea da Mowtown e nos presenteia com o melhor lançamento de 2010, na minha opinião. Interessante que ele já havia regravado You Can´t Hurry Love que muita gente pensa até hoje ser dele e fez a sua própria “música da mowtown” com Two Hearts.

O disco é excelente em todas as suas faixas, daqueles que a gente coloca pra tocar repetidamente. O lançamento simples apresenta 18 músicas, mas bom mesmo é adquirir a versão que vem com um DVD, porque aí temos 28 músicas, dois videoclipes e 140 minutos de documentário! Recomendo também o DVD ao vivo Live At The Roseland Ballroom com o show saído do disco. Um deleite para olhos e ouvidos.

Não é o Phil Collins do Genesis, nem o da carreira solo, é um disco novo que parece gravado nos anos 70, é o velho "de novo"!

2 comentários:

  1. O primeiro disco que eu comprei na vida foi um cover de Grease, um disco caça-níquel com regravações da trilha sonora do filme. Era horrível mas tinha uma recompensa: o cover de "We go together" era melhor do que o original. Não tenho mais o LP, procurei durante anos. Nessa lista de "velho de novo" bem que podia entrar o "Beatles For Sale" que tem "Mr. Moonlight", outro cover melhor do que o original.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lembro seu espanto quando coloquei o Beatles For Sale na lista de discos obscuros de nomes famosos, na verdade ele não entraria aqui porque tem várias músicas Lennon-McCartney nele... mas foram eles que começaram a mudar isso mesmo....

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails